Empreendedorismo agricola

A nossa agricultura também precisa de mais empreendedores

A agricultura é fundamental para o desenvolvimento sustentável e a redução da pobreza, sendo a actividade agrícola um poderoso meio para alcançar um crescimento inclusivo. Em Africa, o sector é parte integral da economia e do quotidiano da maioria dos seus habitantes, representando mais de 60% dos empregos em todo o continente.

A agricultura apresenta assim um tremendo potencial como catalisador do crescimento e como fonte de oportunidades de emprego para a população, especialmente para os jovens. Potencial que deverá crescer nos próximos anos com a contínua transformação dos sistemas alimentares e o aumento da procura por alimentos.

Contudo, apesar do seu papel central, o sector agrícola representa apenas um quarto do PIB, devido especialmente à sua baixa produtividade, com a infra-estrutura do sector privado consideravelmente subdesenvolvida. Essa falta de produtividade não apenas torna a agricultura africana um sector pouco competitivo a nível internacional, como também gera um alto custo em termos humanos e económicos: prevalecem ainda altas taxas de pobreza e mais de 232 milhões de pessoas vão para a cama com fome todas as noites devido à baixa produção de alimentos, entre outros factores.

O sector agrícola em Moçambique

Em Moçambique, a agricultura é também a actividade económica de maior importância para o país, por ser aquela que garante a subsistência de 80% da população e pela qualidade de terra arável excelente para a agricultura. Contudo, apenas uma pequena parte desta terra é actualmente utilizada para este fim.

Por outro lado, o tipo de agricultura praticada em grande parte do país constitui uma ameaça à sustentabilidade ambiental devido aos factores de produção utilizados. Apesar dos esforços do Governo em apostar em projectos, como a revolução verde, ainda estamos muito longe dos objectivos de desenvolvimento sustentável no sector agrícola nacional.

O grande desafio está em apostar em factores de produção e transformação através de reformas políticas, definição de estratégias e modelos de investimento para o sector, por forma a alcançar níveis desenvolvimento significativos e garantir um crescimento sustentável da economia.

A importância do empreendedorismo agricola

Como referido antes, um grande número de agricultores africanos não tem hoje acesso às tecnologias necessárias (sementes melhoradas, fertilizantes) e a melhores práticas agrícolas para atingir níveis acetáveis e competitivos de produtividade. Felizmente, muitos empreendedores, incluindo fundadores de empresas e iniciativas tecnológicas, já começaram a abordar, de forma criativa e inovadora, alguns desses desafios.

Tecnologias conectadas e soluções baseadas em dados estão a ser desenhadas para melhorar a produtividade e proteger as culturas de animais selvagens, pragas e variações do clima. Essa nova abordagem baseada em dados sinaliza que a agricultura não é mais apenas grandes maquinarias e a intuição dos trabalhadores agrícolas.

No início de 2018, por exemplo, havia já 82 startups de agritech a operar em toda a África, apresentando um aumento de 110% no número deste tipo de startups nos últimos dois anos. Apenas em 2017, esses empreendimentos levantaram US$ 13,2 milhões em financiamento, representando um aumento de 121% em relação a 2016.

A tarefa é enorme e precisamos de mais iniciativas destas características para enfrentar os nossos desafios. São os empreendedores, com o conhecimento e a capacidade de empreender que estarão na base da criação das respostas inovadoras e transformadoras que precisamos.

Apoiando o sector em Moçambique

O empreendedorismo agricola será uma das chaves do sucesso para a metamorfose de uma agricultura de subsistência para uma agricultura de produção industrial e competitiva. Mas para isso é necessário criar as condições necessárias. Esta é uma caminhada que já teve início no nosso país e que já apresenta resultados.

Em primeiro lugar, não é possível deixar de destacar o projecto da Dirce Abdala, de tratamento e venda de fruta desidratada que foi o grande vencedor do MOZEFO Young Leaders Business Challenge, uma iniciativa da Fundação Soico – FUNDASO que busca conectar startups de base tecnológica, lideradas por jovens e impulsionar projectos de inovação, orientados para o contexto moçambicano. Reconhecer publicamente as boas práticas empresariais, incentivando a excelência é uma aposta fundamental para e promover o desenvolvimento de empresas inovadoras.

Por outro lado, o MOZGROW foi criado para desempenhar um papel preponderante no fortalecimento e modernização do sector e do tecido empresarial agrícola. Uma plataforma de agronegócio, que junta todos intervenientes da cadeia produtiva, industrial e comercial, da terra até à mesa, o MOZFGROW visa divulgar as potencialidades e oportunidades de investimento no sector do agronegócio no país, acreditando no potencial económica desta actividade e na capacidade transformadora do diálogo produtivo com todos os actores envolvidos.

A agricultura é, de longe, o sector mais inclusivo do nosso continente, oferecendo o mais alto potencial para uma transformação socioeconómica sustentável e escalável. O aumento dos investimentos resultará não apenas no incremento da produtividade agrícola, mas também na redução da fome e da pobreza. Gerar as condições necessárias para que o sector seja atraente para novos empreendedores agrícolas, especialmente jovens, é o caminho que devemos trilhar.