Principais iniciativas sociais

MOZEFO - Fórum Económico e Social de Moçambique

MOZEFO – Fórum Económico e Social de Moçambique

O MOZEFO – Fórum Económico e Social de Moçambique foi criado em 2014 pelo Grupo SOICO e hoje também é apoiado pela Fundação SOICO – FUNDASO. Os seus objetivos são construir uma plataforma que fomente a sintonia entre os órgãos decisores públicos e privados na identificação dos principais desafios de Moçambique no seu processo de desenvolvimento, propor linhas de acção que resultem do debate e do acordo sobre os desafios identificados e monitorizar o impacto das linhas de acção definidas, estabelecendo pontos de monitorização e interacção regulares e garantindo a continuidade dos temas entre os fóruns MOZEFO.

O MOZEFO constitui assim num polo dinamizador do crescimento e desenvolvimento em Moçambique, servindo como plataforma de entendimento e buscando soluções endógenas, inclusivas e sustentáveis.

A sua primeira edição contou com a realização de um ciclo preparatório de cinco conferências temáticas sobre diferentes sectores chave para o crescimento do país, tendo encerrado o seu primeiro ciclo com a realização do Grande Fórum MOZEFO em Moçambique, sob o lema: “O Futuro É Agora. Humanizando o Crescimento”, que decorreu em Maputo, no mês de Dezembro de 2015. O Fórum MOZEFO 2015 contou com a participação dos Antigos Presidentes Joaquim Chissano e Thabo M’beki, a antiga Primeira-Ministra Luísa Diogo, a Activista Social Graça Machel, e do então candidato à Presidência da República Portuguesa, e actual Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, entre outras personalidades destacadas das áreas económicas, sociais, saúde e educação.

Para a segunda edição do Fórum, teve como objectivo provocar uma reflexão alargada a partir da seguinte pergunta: De que forma as nações podem investir no conhecimento e buscar motivação para desencadear uma acção concertada com vista a acelerar o desenvolvimento inclusivo e sustentável? Neste sentido, o Fórum MOZEFO 2017 reuniu em Maputo um conjunto de prestigiados oradores internacionais e nacionais como Joaquim Chissano, antigo Presidente da República; Vicente Fox, antigo Presidente da República do México; Laura Chinchilla, antiga Presidente da República da Costa Rica; José Luis Rodríguez Zapatero, antigo Primeiro-Ministro da Espanha; José Maria Neves, antigo Primeiro-Ministro de Cabo Verde; Paulo Portas, antigo Primeiro-Ministro de Portugal; ou ainda Rama Sithanen, antigo Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças das Maurícias.

A próxima edição terá lugar em novembro de 2019 sob o tema “Moçambique e o futuro: caminhos para o desenvolvimento sustentável. Transformando os recursos de hoje na riqueza de amanhã”.

Mais informação: http://www.mozefo.com/index.html

daniel-david-MOZEFO-young-leaders–MYL

MOZEFO Young Leaders – MYL

O MOZEFO Young Leaders – MYL é uma iniciativa do Fórum Económico e Social de Moçambique – MOZEFO que visa criar um espaço aberto de debate dedicado aos jovens moçambicanos e promover a partilha de conhecimento e experiências que possam contribuir para a sua formação e desenvolver as suas capacidades de liderança. A iniciativa promove também o debate em torno das temáticas do desenvolvimento económico que mais preocupam os jovens Moçambicanos, estimulando a sua participação cívica na sociedade.

O MOZEFO Young Leaders é uma iniciativa aberta a todos os jovens moçambicanos. A primeira edição do evento foi realizada em paralelo ao Forum MOZEFO 2017, consistindo num conjunto de masterclass com os principais oradores do Forum MOZEFO nas quais foram partilhadas as suas experiências de liderança e conhecimento sobre as temáticas do desenvolvimento económico e social das nações.

Em 2018, o MYL será realizado no mês de Novembro, em Maputo, tendo como abordagem temática as seguintes questões: Tecnologia e Inovação, Empreendedorismo e Liderança, Ativismo e Responsabilidade Social e Ações para a Mudança.

Mais informação: http://www.mozefo.com/yl.html

daniel-david-MOZTECH

MOZTECH

A MozTech é a maior feira de tecnologias de informação de Moçambique criada com a ambição de contribuir para o desenvolvimento e a transformação do país, colocando a tecnologia ao serviço das populações.

Seus objectivos são fomentar a cultura tecnológica como pilar para o crescimento e desenvolvimento económico em Moçambique, criando um espaço de debate, interação e troca de experiências entre os diferentes sectores da sociedade e proporcionando às instituições públicas e privadas um espaço para networking e oportunidade de negócios.

As quatro primeiras edições permitiram trazer a Maputo as últimas tendências tecnológicas com o intuito de fomentar o debate com vista a alcançar um consenso alargado sobre as opções tecnológicas do país.

A MozTech acredita que através da partilha de experiências entre grandes empresas tecnológicas internacionais, empresários locais e autoridades públicas é possível estabelecer uma forte rede de networking capaz de criar novas oportunidades de negócio e contribuir para a transformação tecnológica de Moçambique.

Mais informação: http://www.moztech.co.mz/

daniel-david-MOZGROW

MOZGROW

A MOZGROW é uma plataforma de agronegócio (agricultura, pecuária, aquacultura e silvicultura), que junta todos intervenientes da cadeia produtiva, industrial e comercial (da terra até à mesa), para promoção do investimento e desenvolvimento socioeconómico sustentável de Moçambique. É uma iniciativa da Fundação Soico (FUNDASO), tendo como parceiros a Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), os bancos BCI e BNI e a Cooperação Austríaca.

Os seus principais objectivos são divulgar as potencialidades e oportunidades de investimento no sector do agronegócio existentes em Moçambique, debater e propor soluções para os desafios da competitividade do agronegócio, dinamizando cadeias de valor para o aumento da produção e produtividade, bem como geração de emprego e incentivar o processamento dos produtos primários como forma de estimular a produção e produtividade.

A MOZGROW conta com quatro formatos diferenciados: as MOZGROW EXHIBITIONS, que pretendem consolidar-se como a maior Feira Agroalimentar de Moçambique; as MOZGROW CONFERENCES, conferências temáticas com vários painéis que decorrem em simultâneo com a Feira MOZGROW, apostando em oradores nacionais e internacionais para partilha de experiências; as MOZGROW ACTION, que consistem na produção de conteúdos que mostram boas práticas, exemplos de sucesso e ideias inovadoras sobre o sector do agronegócio; e os MOZGROW AWARDS que reconhecem o melhor da cadeia de valor do sector agroalimentar através de premiações e distinções.

A sua primeira edição decorrerá em Julho de 2018, juntando todos os intervenientes da cadeia produtiva agroindustrial e promovendo a interligação das cadeias de valor.

daniel-david-Prémio-100-Melhores-PME

Prémio 100 Melhores PME

O Prémio 100 Melhores PME é uma iniciativa do Grupo Soico, em parceria com o Ministério da Indústria e Comércio, através do Instituto para Promoção das Pequenas e Médias Empresas – IPEME.

O Prémio é dirigido a todas as micro, pequenas e médias empresas legalmente constituídas em Moçambique e tem como objectivo reconhecer publicamente as boas práticas empresariais, promover o desenvolvimento do tecido empresarial moçambicano e eleger as 100 melhores PME de Moçambique.

A sua missão fundamental é incentivar a excelência, acreditando e apostando no papel fundamental que as micro, pequenas e médias empresas cumprem na sociedade moçambicana.

Mais informação: http://www.100melhorespme.co.mz/

daniel-david-FUNDASO

FUNDASO

O Grupo SOICO – Sociedade Independente de Comunicação, reconhecendo a sua responsabilidade social através dos media que detém, criou em 2006 um programa social que visou atingir amplamente as camadas sociais e gerar uma atitude positiva e pró-activa em resposta aos desafios actuais e futuros do país.

A partir dessa experiência e do sonho dos accionistas do Grupo SOICO em dedicar parte dos seus recursos para o desenvolvimento socioeconómico de Moçambique é que foi criada a Fundação Soico – FUNDASO.

A FUNDASO ambiciona desenvolver projectos transformacionais e com impacto perene na vida dos Moçambicanos, apostando fortemente na vertente da sustentabilidade. Assenta as suas atividades em duas premissas-chave: o desenvolvimento de acções com elevado impacto social; e a auto-sustentabilidade e sustentabilidade dos seus projectos. Estas são as premissas que regem o trabalho da FUNDASO, que pretende deixar um legado para os Moçambicanos.

A FUNDASO aposta no desenvolvimento de acções em quatro áreas de actuação, que acredita contemplarem as bases para o pleno progresso socioeconómico da sociedade: Cidadania e educação; Saúde e bem-estar; Ambiente e recursos naturais; e Pesquisa e inovação.