
O futuro já está aqui. O papel da tecnologia em mudar nossas vidas para melhor
Se pretendemos atingir os objectivos de desenvolvimento sustentável incluídos na Agenda 2030, os países mais pobres do mundo devem ter acesso ao melhor que a tecnologia pode oferecer.
A tecnologia tem moldado e transformado as nossas vidas desde que os primeiros seres humanos descobriram como fazer ferramentas a partir da pedra. Nesse sentido, a tecnologia tem estado presente ao longo da história da humanidade, marcando os diferentes estágios de desenvolvimento e sendo uma das grandes responsáveis pelos imensos saltos ocorridos em termos de progresso humano, especialmente nos últimos dois séculos.
No entanto, é agora que os avanços e desenvolvimentos tecnológicos adquirem maior centralidade para a humanidade. No mundo global em que vivemos, as novas tecnologias desempenham um papel fundamental ao contribuírem para o desenvolvimento social e o crescimento económico das nações.
Tecnologia como factor de transformação
Nas últimas duas décadas, assistimos a uma evolução muito significativa da tecnologia, tendo hoje uma influência primordial em diversos sectores, tais como, a saúde, a educação, a administração pública, as infraestruturas, as telecomunicações ou os serviços financeiros. Como o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, escreveu no Relatório do Milénio, em Março de ano 2000, “a convergência da tecnologia da informação, da Internet e do comércio electrónico pode se tornar tão transformadora quanto a revolução industrial. Eles vão continuar a alterar o panorama económico do mundo e a reconfigurar as estruturas organizacionais ”. Dezoito anos depois, estamos em trânsito na Quarta Revolução Industrial e o futuro, por mais incerto que possa parecer, é promissor.
A tecnologia que temos hoje disponível é cada vez mais poderosa e o seu impacto cada vez mais transformador, garantindo mais e melhores possibilidades de acesso ao conhecimento, sendo sobretudo, um importante instrumento de transformação e inclusão social.
Pobreza extrema e avanços tecnológicos
Analisemos o caso da pobreza extrema. Ela é sinónimo de isolamento radical: isolamento dos recursos materiais para sobreviver, isolamento das relações sociais necessárias para viver uma vida digna, isolamento das oportunidades existentes para superar situações de adversidade. Este isolamento é particularmente extremo em geografias rurais.
Neste contexto, os telemóveis e a internet quebraram as barreiras que excluíam uma boa parcela das populações mundiais, e, portanto, têm sido uma das tecnologias mais transformadoras em termos de desenvolvimento económico do nosso tempo.
De facto, os dois melhores exemplos de como a tecnologia é um factor preponderante para os países em desenvolvimento saltarem etapas são a penetração dos telemóveis e a introdução de serviços de mobile banking. Além disso, é interessante verificar que o sucesso da implementação destas tecnologias esteve, acima de tudo, ligado a avanços do mercado mais do que projectos de inovação social. O baixo custo dos telemóveis e a simplicidade do serviço vieram colmatar a necessidade de comunicação das populações mais pobres.
Por outro lado, os serviços financeiros tradicionais não foram concebidos para as pessoas de baixo rendimento, existindo uma clara oportunidade de mercado de satisfazer esta necessidade. Foi através do desenvolvimento de soluções de mobile banking, sendo o M-Pesa o caso de sucesso mais conhecido em África, que foi possível promover a inclusão financeira das populações e colmatar as assimetrias regionais da oferta de serviços financeiros.
Apostar na tecnologia como pilar do desenvolvimento sustentável
Estes exemplos dão conta da importância de continuar a apostar na tecnologia como um dos pilares do nosso processo de desenvolvimento económico e social, sustentado e sustentável. Mas para isso afigura-se essencial tomar as melhores decisões em temos de opções tecnológicas que possam impactar na melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, garantindo também o acesso a essas tecnologias.
Foi com este propósito que criámos a MozTech, com a ambição de contribuir para o desenvolvimento, evolução e a transformação do Moçambique, colocando a tecnologia ao serviço das populações. Num mundo em constante transformação, promovida pela inovação tecnológica, sabemos que os feitos do passado apenas servem de inspiração e motivação para o futuro.
É nossa ambição continuar a fazer crescer esta iniciativa e colocar Moçambique no mapa do mundo digital e tecnológico, agregando o sector público, sector privado e a academia num debate aberto. Por outro lado, queremos atrair as grandes empresas tecnológicas mundiais de forma a promover Moçambique como um mercado de oportunidades de negócios e investimento. Por último, queremos que a MozTech seja uma bandeira de orgulho nacional, um evento de inspiração para todos os Moçambicanos, que coloca à prova a sua capacidade de sonhar e inovar ao serviço do nosso desenvolvimento.
Debate aberto, negócios e investimento e capacidade de sonhar e inovar. Estes são os elementos que possibilitarão explorar plenamente o potencial que a tecnologia oferece para o nosso desenvolvimento. Em Moçambique estamos prontos para dar o próximo salto. Todos aqueles que querem se juntar a esta grande iniciativa estão convidados.