[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]

BIOGRAFIA

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Daniel David é um empresário destacado do sector dos Media em Moçambique e CEO & Chairman da DHD Holding (grupo empresarial, que actua em diversas áreas de negócio, tais como, o imobiliário, a tecnologia ou a produção de eventos) e do Grupo SOICO.

Considerado um dos 15 maiores empreendedores de África (Emerging Entrepreneur of the Year 2007 – Ernst & Young), Daniel tornou-se um dos homens mais influentes de Moçambique ao criar, em 2000, a Sociedade Independente de Comunicação (SOICO), maior grupo de media do país, com um canal de televisão generalista a “STV” (2002), um canal internacional de notícias por cabo a “STV Notícias” (2014), um jornal diário o “O País” (2005) e uma emissora de rádio a “SFM” (2004).

Teve a sua primeira experiência profissional na década de 80, na área da educação, como professor de Educação Física, o seu primeiro contacto com a difícil realidade do mercado de trabalho em Moçambique. Com apenas 18 anos e confrontado com o contexto de fracas oportunidades económicas, tomou a decisão de emigrar para a África do Sul onde viveu um ano submergido na dura realidade das minas, em plena era do Apartheid.

Depois do embate das minas sul-africanas, regressou para Moçambique e ingressou como assistente administrativo na estação de televisão pública, escalando rapidamente a hierarquia corporativa, até chegar a Director Comercial e, mais tarde, membro do Conselho de Administração.

O ano de 2000 foi um ponto de viragem na sua vida. Apostando no segmento corporativo, fundou o Grupo SOICO e organizou as primeiras conferências económicas do país, trazendo oradores de referência para um tecido empresarial ainda jovem, com apenas 10 anos de economia de mercado. Durante a década que se seguiu, o Grupo afirmou-se como uma referência nacional de jornalismo isento e irreverente.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”15462″ img_size=”full” alignment=”center” qode_css_animation=””][/vc_column][/vc_row][vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern” css=”.vc_custom_1525271707276{margin-top: 50px !important;margin-bottom: 50px !important;}” z_index=””][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]Em 2014 lançou o Fórum Económico e Social de Moçambique (MOZEFO), ocupando um espaço de diálogo intersectorial e inter-geracional até aí inexistente no seu país. Através do MOZEFO, assumiu a missão de contribuir para um crescimento económico acelerado, inclusivo e sustentável para Moçambique, reunindo o sector privado, sector público e sociedade civil numa plataforma de debate com vista a identificar desafios e propor soluções para um crescimento mais humanizado.

O MOZEFO é apenas um dos diversos projectos que Daniel tem lançado para induzir uma mudança positiva na sociedade moçambicana. Em 2014 criou a MozTech, actualmente a maior feira de tecnologias de Moçambique, um espaço de debate, interação e troca de experiências entre os diferentes sectores da sociedade com o objectivo de colocar a tecnologia ao serviço do desenvolvimento do país. Criou também o Prémio 100 Melhores PME, que desde 2012, reconhece as empresas de pequena e média dimensão que melhor actuam no mercado. A sua grande motivação ao desenvolver estes projectos é o de elevar Moçambique a um patamar internacional e deixar um legado para as próximas gerações.

O seu percurso empresarial tem sido reconhecido com diversos louvores nacionais e internacionais, dos quais se destacam, em 2007 a distinção pelo Presidente da República Francesa, Jacques Chirac, no âmbito do Fórum Afrique Avenir e em 2016 a condecoração pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, com o grau de Comendador da Ordem de Mérito.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”15465″ img_size=”full” alignment=”center” qode_css_animation=””][/vc_column][/vc_row]